6 de outubro de 2012

Listas Aleatórias: Dez inícios de Livros

Olá! Meu nome é Jéssica (Solilóquio a Dois e Autores Anônimos) e fui convidada pela queridíssima Daniele a fazer parte deste espaço com uma coluna de minha escolha a cada quinzena. Como não soube me decidir bem (eram tantas as opções...), resolvi que era mais seguro ir pela aleatoriedade, que nisso eu me acho. Então de tempos em tempos vocês me verão aqui com o "Listas Aleatórias", em que vou tentar trazer um pouquinho de música, cinema, literatura e o que mais me vier em mente, mas no formato de listas que podem ser (ou não) justificadas.

Como todo início precisa de um início, a primeira edição do "Listas Aleatórias" é sobre alguns dos começos de livros que considero inspiradores - começando por um que logo logo estará nos cinemas para total ansiedade da comunidade nerd:

1- "Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto." - O Hobbit, J. R. R. Tolkien

2- "O Sr. e a Sra. Dursley, da rua dos Alfeneiros, nº 4, se orgulhavam de dizer que eram perfeitamente normais, muito bem, obrigado. Eram as últimas pessoas no mundo que se esperaria que se metessem em alguma coisa estranha ou misteriosa, porque simplesmente não compactuavam com esse tipo de bobagem.” - Harry Potter e a Pedra Filosofal, J. K. Rowling

3- "Meu cérebro está fervilhando. Centenas de novas idéias borbulham. Elas simplesmente jorram." - O vendedor de Histórias, Jostein Gaarder.

4- "O eterno retorno é uma idéia misteriosa, e Nietzsche, com essa idéia, colocou muitos filósofos em dificuldade: pensar que um dia tudo vai se repetir tal como foi vivido e que essa repetição ainda vai se repetir indefinidamente! O que significa esse mito insensato?” - A insustentável leveza do ser, Milan Kundera.

5- "Lua. Uma lua maravilhosa. Cheia, gorda, avermelhada, a noite clara como dia, o luar inundando a terra e trazendo alegria, alegria, alegria. Trazendo também o rugir da noite tropical, a voz macia e turbulenta do vento uivando nos pêlos do braço, o lamento vazio da luz das estrelas, o grito trincado da luz da lua sobre a água." - Dexter: A mão esquerda de Deus, Jeff Lindsay.

6- "As famílias felizes parecem-se todas; as famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira." - Anna Karenina, Liev Tolstói

7- "Aquele foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos; aquela foi a idade da sabedoria, foi a idade da insensatez, foi a época da crença, foi a época da descrença, foi a estação da Luz, a estação das Trevas, a primavera da esperança, o inverno do desespero; tínhamos tudo diante de nós, não tínhamos nada diante de nós, íamos todos direto ao Paraíso, íamos todos direto no sentido contrário". - Um conto de Duas Cidades, Charles Dickens

8- "É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, em posse de grande fortuna, deve estar procurando uma esposa." - Orgulho e Preconceito, Jane Austen.

9- "Faltando pouco para eu completar meu décimo sétimo ano de vida minha mãe resolveu que eu estava deprimida, provavelmente porque quase nunca saía de casa, passava horas na cama, lia o mesmo livro várias vezes, raramente comia e dedicava grande parte do meu abundante tempo livre pensando na morte." - A culpa é das estrelas, John Green.

10- "Em vida, chamaram-me de muitas coisas: irmã, amante, sacerdotisa, maga, rainha. Na verdade, cheguei agora a ser maga, e poderá vir um tempo em que tais coisas devam ser conhecidas." - As Brumas de Avalon: A Senhora da Magia, Marion Zimmer Bradley.

1 comentários:

  1. oi,
    otimo post!
    adorei seu blog, muito lindo!
    estou te seguindo, segue o meu tambem

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir