4 de fevereiro de 2013

Listas Aleatórias: 8 motivos para ver Os Miseráveis




1- O trailer já é de seduzir. A primeira vez que vi, derramei várias lagrimazinhas. Se o trailer já provoca esse efeito, imagina o filme?



2- Se você é fã de musicais, esse filme é um must see. Tem toda a grandiosidade da Broadway e desejei, em vários momentos, estar realmente no teatro para ovacionar determinadas cenas.

3- E é dramático, então se você curte uma boa cena dramática, regada a solos sentidos, em que o personagem coloca sua alma em cada nota, vale a pena.

4- As interpretações são fantásticas, mas o destaque vai para Fantine (Anne Hathway) e Jean Valjean (Hugh Jackman), que colocam tanta emoção em cada cena - principalmente Fantine, que apareceu tão pouco, mas foi o bastante para ser a minha interpretação favorita.

5- Apesar dos (muitos) momentos dramáticos, tem algumas cenas que conseguem arrancar uma ou outra risada, e isso fica por conta, principalmente, das cenas com o casal Thénardier (Sacha Baron Cohen e Helena Boham-Carter), como os dois picaretas da história.

6- A parte histórica também não deixa a desejar. Mostrando o quanto o povo estava insatisfeito com a monarquia, em busca de ideais de igualdade entre as classes, a Revolução de 1832 foi sangrenta. E mostrar os estudantes e seus ideais, os sonhos de uma França mais justa, é uma das partes mais emocionantes do filme. Passei o resto do dia cantarolando "Do you hear the people sing?".

7- É um excelente motivo para dar chance à literatura clássica e se aventurar a ler as obras de Victor Hugo, autor de Os Miseráveis. Pelo pouco que li dele, com certeza vale a pena.

8- A história é, acima de tudo, uma história sobre esperança. Seja ao mostrar Jean Valjean, que tinha tudo para se desgraçar (mais ainda), mas que teve uma oportunidade e aproveitou-a, mudando a vida de tantos personagens com quem entrou em contato, seja ao mostrar os estudantes revolucionários, que buscavam melhorar a sua nação. Tudo isso concentrado no casal Marius e Cosette, representando esta esperança a ser sempre buscada e ansiada.

2 comentários:

  1. Oi Jéssica, tudo que li aqui me deu mais vontade de ver o filme com certeza, mas acontece que não sei se deveria ver antes do de ler. Se bem que ultimamente tenho gostado mais dos filmes quando vejo antes pq se vejo depois de ler sempre me decepciono. Bom gostei da postagem e o blog tá lindo, vc mudou o layout ou eu estou confundindo? É que faz tempo que não passo aqui. Bom é isso, até a próxima :) http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Olha, eu não li o livro e não sei se isso vai me influenciar. Acho até melhor, pois pelo menos não fiquei encanada com "ah, mas tal coisa é diferente no livro e mimimi". Vi o filme-musical por si só, mais tarde vou ter a oportunidade de ler o livro e descobrir os outros tantos detalhes que não foram para as adaptações.
    Mudamos o lay do blog (Dani e eu - mas sou só colaboradora ocasional. rs). Obrigada pela visita. ;)

    ResponderExcluir