2 de março de 2013

Listas Aleatórias: 10 músicas inspiradas em obras literárias

Inspiração é uma coisa que surge nos momentos mais inesperados e das formas mais inusitadas. Seja através de um momento em que algo (por mais bobo que seja) aparece e nos dá aquele estalo. Pode ser um filme, uma música, uma pintura, uma obra literária...

O Listas Aleatórias dessa semana é dedicado a artistas que se inspiraram em obras literárias e criaram músicas a partir delas:


1- "And then there was silence", Blind Guardian - Essa banda possui uma infinidade de músicas inspiradas em obras literárias (um álbum inteiro SÓ sobre o "Silmarillion" - que amor!), mas não se pode deixar de destacar o quão épica é And then there was silence, inspirada em duas epopeias diferentes: "A Ilíada" (Homero) e "A Eneida" (Virgílio).




2- "The Lady of Shalott", Loreena McKennitt - Inspirada no poema de mesmo nome do poeta Alfred Tennyson, narra a história de Elaine de Astolat que morre por causa de seu amor não correspondido por Sir Lancelot.




3- "For whom the bell tolls", Metallica - Inspirada no livro "Por quem os sinos dobram", de Ernest Hemingway, que utilizou a sua experiência pessoal na Guerra Civil Espanhola para compor o romance, assim como no poema de mesmo nome de John Donne.




4- "Wuthering Heights", Kate Bush - Inspirada no romance homônimo de Emily Brontë, a música tem o ponto de vista da personagem Catherine Earnshaw em relação a Heathcliffe.





5- "Admirável Chip Novo", Pitty - O primeiro álbum da Pitty era fantástico, cheio de músicas inspiradas em obras literárias. E essa música é uma referência óbvia ao romance "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, e tem aquele quê de distópico que eu tanto gosto.




6- "1984", David Bowie - Parte do álbum "Diamond Dogs", com músicas inspiradas no romance homônimo de George Orwell.




7- "The Phantom of the Opera', Iron Maiden - Inspirada no romance de Gaston Leurox e que não tem nada a ver com o musical da Broadway.




8- "The Battle of Evermore", Led Zeppelin - Todo mundo menciona "Misty Mountain Hop" dessa banda quando se trata das referências à obra de Tolkien, mas ignorar "The Battle of Evermore" é um pecado.




9- "Tom Sawyer", Rush - Inspirada no protagonista que dá nome ao romance de Mark Twain, mas sobre um Tom Sawyer dos dias modernos.





10- "Monte Castelo", Legião Urbana - Inspirada na Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios e no soneto 11 de Camões, em que as duas essencialmente falam sobre o amor.





0 comentários:

Postar um comentário