22 de março de 2014

[DDI] Releituras


Há um tempo tive que reler o livro Cira e o Velho para um evento que iria participar e me vi, depois de alguns anos, ainda presa à história, mesmo que já soubesse o fim e a trama isso não impediu que eu me encantasse mais uma vez pela história que já tinha me prendido antes. E pelo tempo que tinha passado desde meu primeiro encontro com Cira posso também dizer que foi uma leitura diferente, como diz o filósofo “não se pode entrar duas vezes no mesmo rio”, nem eu nem o livro somos mais os mesmos, eu adquiri uma bagagem maior e uma outra percepção, o livro foi discutido,comentado e descoberto, somos diferentes e assim também é a leitura. 

Isso me fez pensar sobre releituras em geral, como seria retornar hoje a mundos, histórias e personagens que já tinha conhecido antes. 
Como seria reler, depois de conhecer e percorrer o mundo da magia, os sete livros de Harry Potter, como o tempo teria mudado a percepção desse livro que me marcou e é um ícone para mim até hoje. 

Será que hoje teria mais paciência ao reler Senhor dos Anéis sem querer passar as descrições desesperadamente para descobrir o que iria acontecer (e só para esclarecer eu não pulei nem uma linha, muita força de vontade rs)? 

Será que ainda me encantaria com as façanhas da narrativa de Machado de Assis assim como fiquei boquiaberta quando li? Será que seus narradores me apresentariam tantas especulações e facetas como da primeira vez?

Tantos livros que mudaram minha vida, será que hoje eles ainda me mudariam? 
Nem eu sou a mesma nem os livros, mas o amor pela leitura só aumenta, e acho que terei que reler vários para descobrir quais lições e encantos se esconderam de mim quando os conheci pela primeira vez. 



DDI – Delírios, Devaneios e Insensatez - um espaço em que escrevo todos os pensamentos, delírios e devaneios que vêm a minha cabeça, o que é no mínimo uma insensatez. 

0 comentários:

Postar um comentário