14 de março de 2014

Exposição – Grimm Agreste



Um dia olhando o site da Veja SP me deparo com uma exposição sobre os irmãos Grimm mas adaptada para o estilo nordestino, logo pensei “por que não??” e lá fui eu. 
A exposição está no Sesc Interlagos e pra dizer o mínimo ela é intrigante. Baseada no livro Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos, dividida em cinco ambientes, cada um com uma proposta diferente e bem interessante. 
No primeiro ambiente que visitei, chamado Sala Prefácio, era possível ver pinturas no chão e nas paredes com trechos sobre a história dos irmãos como dos contos em que foi baseada a exposição. Há totens no teto representando os cenários em que as histórias ocorrem, como A Torre, A Floresta, o Lago, entre outros, há desenhos e frases no chão, esse primeiro ambiente já é arrebatador e uma boa dica dos encantos por vir. 


O segundo ambiente, com o nome Mar de Histórias, é o mais psicodélico e o mais difícil de digerir e entender (pelo menos foi para mim) de um lado da parede há uma montagem com vários objetos chamada Todas as Coisas do Mundo, em que cada objeto é uma charada ou dica, na parede oposta há as 156 Caixinhas Encantadas em que cada caixa representa um dos 156 contos. 


Daí passei para um bosque, que é o ambiente mais tranquilo da exposição, no centro há uma exposição de xilogravuras e uns espaços com bancos em que se pode sentar e ouvir alguns dos contos. 

O observatório foi o ambiente que menos aproveitei, fica na varanda. 

O ambiente que meu lado viciado em livros mais amou foi a Biblioteca, um espaço com uma grande mesa, bancos e sofás onde se pode ler os livros que estão expostos (inclusive o que inspirou a exposição) entre tantos outros, além de caixas que estão suspensas e é possível encontrar uma surpresa em cada uma. 


Adorei a exposição, e acho que poderia ter aproveitado melhor se conhecesse mais contos dos irmãos Grimm, mas isso não impediu que eu ficasse deslumbrada com cada estrutura. Recomendo a visita, sem contar que o Sesc é um ótimo lugar para passar o dia (apesar de ter sido quase uma viagem chegar lá rs).
A exposição está no Sesc Interlagos, ficará disponível até 31 de agosto, de quarta a domingo e feriados, das 10 às 16 horas.

0 comentários:

Postar um comentário