5 de abril de 2014

[Livro] Extraordinário - R.J. Palacio



Livro: Extraordinário
Titulo Original: Wonder
Autor: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Avaliação: 5/5
Sinopse:August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor. (Fonte: Skoob)

Comentários: 
Fazia um bom tempo que eu queria ler esse livro, um dia na Livraria Cultura o vi em promoção então matei a vontade e, além disso, fui apresentada a uma história linda, doce e, para mim, totalmente reflexiva. 
Aqui conhecemos a história de August, ou como é conhecido Auggie, um garoto de 10 anos que possui uma grave deformidade facial. Devido a isso ele tinha sido educado em casa pela mãe, porém seus pais decidem que não podem mantê-lo em uma redoma para sempre e o matriculam em uma escola, já é complicado ver toda a descriminação que Auggie sofria antes da escola, o como as pessoas não conseguiam encará-lo ou os comentários, porém agora ele terá que enfrentar um novo desafio, conviver com outras crianças (e como o próprio livro diz, crianças podem ser cruéis) e encarar todos os comentários e desafios que se seguem. 
Essa narrativa me ganhou logo de começo, o tema é pesado e complicado, mas o ponto de vista é tão doce, começamos o livro em primeira pessoa, com o próprio August contando sobre sua vida, e sua visão da vida, sua noção da realidade, o seu amadurecimento, tudo isso me encantou, ele é tão sincero mas mesmo assim tão leve, afinal apesar de todos os seus problemas ele ainda é um garoto de 10 anos. Porém as surpresas da narrativa não param por ai, pois Palacio traz mais pontos de vista, como da irmã mais velha de Auggie, que é tão humana afinal ela ama seu irmão e entende que seus pais tenham que dedicar mais tempo a ele, mas também tem sentimentos de uma adolescente. Amigos de Auggie que sofrem simplesmente por escolherem estar do lado dele e tantas outras pessoas no seu convívio. Essa técnica trouxe tanta riqueza à história, pois foi possível ver rotina comum das pessoas e como suas vidas mudam após conhecer o garoto. 
Os personagens são outro elemento muito importante, podemos ver a família de Auggie e como eles mudaram e se adaptaram por ele, mas ainda assim podemos ver crianças amigas dele e como elas mudam e evoluem durante toda a trajetória, todos os personagens são tratados de forma única e compõem a história como um todo. Sem contar que é possível ver a evolução de todos eles, desde os pais até as crianças. 
Extraordinário é um daqueles livros com uma temática pesada, mas uma escrita e uma abordagem singelas e tão doces que fazem com que o leitor repense sua própria vida, no meu caso me fez pensar em quanto acabo reclamando de coisas que estão a minha disposição mudar e quanto eu tenho na verdade a valorizar. Realmente recomendo essa leitura. 


1 comentários:

  1. Eu ganhei esse livro de presente de aniversário este ano mas ainda não tive chance de ler por conta da quantidade de livros na fila! haha
    Parece ser ótimo mesmo, todo mundo me diz que é excelente ♥
    Beijinhos linda, estou te seguindo viu? ♥
    http://mydreamsofasummernight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir