7 de setembro de 2014

Listas Aleatórias: 7 Motivos para ler a série Kaori, de Giulia Moon

Aloha, amig@s!

Depois de me recuperar (um pouco) da ressaca pós-Bienal do Livro e passar a semana em grupo de apoio para lidar com a depressão que a falta do evento tem me causado, retorno para a minha coluna com novo ânimo!



Passei os últimos dias embrenhada no universo sensual e misterioso de Kaori, personagem criada pela autora Giulia Moon. Já tinha lido "Kaori: Perfume de Vampira" há alguns meses, mas retornei às aventuras da vampira nipônica em "Kaori 2: Coração de Vampira" e em "Kaori e o Samurai sem braço" - e agora lendo "Flores Mortais", coletânea de contos diversos e que conta com um crossover vampírico envolvendo Luar, vampiro criado por Kizzy Ysatis, autor que adoro ao extremo. Mas o crossover fica para outro post, prometo!

Mas por que ler Kaori?, vocês me perguntam. E eu lhes digo:

1- A protagonista, ora essa! Kaori é forte, corajosa, voluntariosa, passional e encantadora. É impossível manter-se imune ao seu charme, sempre mostrando um aspecto novo da sua personalidade, sempre surpreendente.

2- Personagens marcantes e com características próprias, sejam eles humanos ou sobrenaturais. E é difícil escolher um favorito, pois acabei criando uma relação de amor-ódio-veneração por vários deles. 

3- A narrativa é envolvente. O texto tem fluência e ritmo - às vezes calmo, tal qual a atmosfera do Japão do século XVII, às vezes agitado e frenético, como as cenas no Brasil do século XXI. Não é fácil desgrudar dos livros.

4- O cuidado em mostrar a cultura japonesa. Confesso ser completamente ignorante em relação aos costumes japoneses, é algo completamente fora da minha realidade, por isso o mergulho na ambientação causou-se tanta estranheza e fascinação. Aprendi um bocado de coisas novas e estou ansiosa por ler mais.

5- Há uma fuga do óbvio ao mostrar uma diversidade de criaturas fantásticas tão diferentes entre si. Há vampiros, lobisomens, zumbis e uma miríade de criaturas fantásticas não tão exploradas na literatura (ao menos nada que me fosse muito comum). O mundo sobrenatural é muito mais amplo do que sonhamos!

6- O trabalho gráfico é lindo. Sem exageros e artificialismos, o que é algo que me encanta. E a edição de "Kaori e o Samurai sem braço" conta com ilustrações lindas!



Kaori

Kaori e Kitarô


7- E finalmente: Vampiros de verdade, minha gente! Sem muitos mimimis, sem brilho no escuro, sem esconder muito a sua natureza sombria. Embora sejam dotados de uma postura diferenciada (Takezo, seu lindo!), eles ainda assim são criaturas da noite, com tudo o lhes é de direito.

0 comentários:

Postar um comentário