17 de maio de 2015

[Livro] O Duelo dos Reis – Joe Abercrombie


Sinopse:A União está em guerra. Ao norte, o coronel West e suas tropas recuperaram a fortaleza de Dunbrec, mas a batalha pode se arrastar por anos, porque o rei dos nórdicos não irá se render. É hora de Nove Dedos voltar e enfrentar seu pior inimigo. O problema é que, no calor da batalha, nunca se sabe quando o Nove Sangrento surgirá de dentro dele – e o Nove Sangrento não escolhe lado, só quer matar. Na Terra do Meio, uma revolução camponesa por direitos igualitários e participação política desestabiliza os governos locais. Caberá a Jezal dan Luthar negociar a paz e, se preciso, combater o próprio povo.Na capital, com o rei doente e sem herdeiros, os membros do Conselho Fechado começam a comprar apoio dos nobres, numa corrida oculta ao trono. Depois de ter escapado por pouco de Dagoska, Sand dan Glokta precisa sobreviver ao jogo político. Para isso, vai usar os recursos em que é mestre: chantagem, ameaça e tortura. Além disso, tropas gurkenses se movem no sul em direção a Adua, dispostas a travar uma guerra santa e levar Bayaz a julgamento. Para salvar o mundo, o Primeiro dos Magos precisa salvar a si mesmo, porém há riscos enormes quando se mexe com magia. E nada pode ser mais arriscado do que quebrar a Primeira Lei. O duelo dos reis é um épico sombrio e brilhante, um final de tirar o fôlego para a trilogia que redefiniu a literatura fantástica. (Fonte: Skoob) 

Comentários:
Sabe quando você acompanha algum jogo de estratégia (xadres, dama...) e está nos instantes finais, e você acha que já está tudo praticamente acabado já dando para perceber quem será o ganhador até que de repente tudo muda, o jogo se complica e no final tudo faz sentido mesmo sendo inesperado? Essa foi minha reação ao ler O Duelo dos Reis – último livro da trilogia A Primeira Lei, de Joe Abercrombie. 


No primeiro livro o autor nos apresentou seus personagens e suas tramas, uma interação de lutas e armações com personagens complexos e profundos. No segundo ele começou a mover suas peças, um pouco menos de desenvolvimento do ambiente, mas um bom trabalho com seus personagens, que se aprofundaram ainda mais, mudaram e revelaram outras facetas. Neste livro agora somos surpreendidos em vários momentos, o primeiro ao conhecer a verdadeira face de seus personagens, o resultado das intrigas e guerras, e o mais importante: quem é que controla as cordas e fluxo dos acontecimentos. 

Neste livro o autor irá retomar do ponto em que a história ficou suspensa no livro anterior. Bayaz retorna de sua jornada ao fim do mundo com Jezal, Logan, Quai e Ferro. Ao voltarem percebem que não há nada a se fazer a não ser cada um seguir seu caminho. Enquanto isso também acompanhamos a história de Glokta, que após o cerco de Dagoska terá que lidar com a busca de votos para a eleição do novo rei e uma dívida com um dos bancos mais importantes e para finalizar também acompanhamos West com os demais nórdicos na luta contra Bethod no Norte. 

Quando tudo no livro parecia bem organizado, já sendo possível visualizar o final, há uma reviravolta, depois outra, e mais algumas, e podemos perceber que na verdade essas jogadas estavam sendo preparadas antes, porém fugiram a vista do leitor, o que posso dizer é que, no meu caso, até consegui perceber quem que estava realmente no controle de tudo, mas fiquei surpresa com o quanto ele estava envolvido e como influenciou todos os acontecimentos. 

Neste último volume o autor trouxe mais cenas de ação, mas diferente dos anteriores, com uma carga emocional maior e bem trabalhada, não há uma luta simplesmente pela briga, mas todas tem um porquê e uma consequência, tanto no que irá acontecer no desenvolvimento daqueles que estão envolvidos. 

Mas na verdade o grande trunfo dessa série são os seus personagens, acima das tramas, dos rumos e da ação, eles dão a cor e o tom a tudo o que acontece. São extremamente humanos, com virtudes e falhas que são largamente exploradas. No fim é difícil definir e separar o bom do mal, esses elementos compõe cada um deles e os definem, assim que você começa a simpatizar com um personagem, sua essência maligna, ou egoísta ou covarde é jogada na cara do leitor e o oposto também acontece, assim que você rejeita um personagem ele logo tem uma atitude nobre ou redentora. Eles são totalmente diferentes um dos outros, mas é possível sentir o lado forte e fraco de cada um. 

E agora o que falar sobre o fim, a jogada final, as últimas revelações: primeiro que amei, mesmo tendo ficado com dor no coração em alguns momentos ou querer outra rumo para os acontecimentos o final foi condizente com toda a história apresentada e com a essência da obra, não há uma redenção plena nem um castigo exato. 

Com esse último livro posso dizer que a trilogia A Primeira Lei está entre aquelas que mais gostei, a leitura me envolveu na obra como um todo, e, como disse anteriormente, seus personagens são extremamente cativantes, e não por serem bons mas por serem exatamente o que são, complexos, falhos e que ainda buscam respostas.

Citações:

“ – É assim que termina a maioria dos cercos. Principalmente para os corajosos. Serão enterrados ali, na lama, depois o fosso será inundado outra vez. As águas do Torrente Branca jorrarão sobre eles e sua coragem, ou sua falta de coragem, não terá valida nada.” p. 27

“ – Não. – Logen ficou sentado olhando as chamas se moverem. – Não, nunca é tão simples assim. Todos temos nossos motivos. Homens bons e homens maus. Tudo depende do lado em que você está.” p. 233

“...Uma maldição que todos temos que suportar. Giramos e giramos em círculos, tentando nos agarrar a sucessos que nunca alcançamos, tropeçando interminavelmente nos mesmos fracassos antigos. Na verdade, a vida é o sofrimento que suportamos entre as decepções.” p. 407

Trilogia A Primeira Lei:

Livro 2: Antes da Forca
Livro 3: O Duelo dos Reis




Título Original: Last Argument of Kings

Autor: Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Número de páginas: 576
Avaliação: 4,5/5 

3 comentários:

  1. Oi, Dani.
    Gostei muito da resenha!
    Parece que a história é muito legal mesmo! Vou anotar a dica, mas acho que não vou ter tempo de ler por enquanto!! rs...
    Beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camis. Anota sim pois é uma série muito legal rs. Bjsss

      Excluir
  2. Oi Dani, muito bom quando pegamos um livro com reviravoltas inesperadas e finais totalmente satisfatórios. Eu infelizmente ainda não comecei a ler esta trilogia.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir