24 de junho de 2015

[Série] Outlander – Primeira Temporada


Posso dizer, quase com certeza, que esse é um dos posts de série mais difícil que já fiz, primeiro por ser de uma série que é a adaptação de um livro que tomou minha vida nos últimos tempos, segundo por que trouxe dois personagens que adoro (Claire e Jamie) e por último que, como uma obra vista de um ponto de vista isolado ela me encantou, me prendeu e fez com que domingos se tornassem dia de Outlander. 


A história central é sobre Claire, uma mulher inglesa que estava passando uma segunda lua de mel com seu marido na Escócia depois de ficarem algum tempo separados devido a guerra, porém após ela ir a um circulo de pedras acaba sofrendo uma viagem no tempo e indo parar na Escócia de 1745 e terá que se adaptar e tentar sobreviver nessa nova realidade. No meio de toda essa confusão enquanto tenta voltar a seu tempo de origem ela encontra Jamie, um escocês ruivo que poderá alterar seu destino. 



Viagem no tempo é um assunto já trabalhado de várias maneiras, mas em Outlander seu diferencial se dá no trato humano, a questão da viagem no tempo é apenas o gatilho para tudo o que vai acontecer, mas os verdadeiros tesouros dessa série são seus personagens e sua trama. 

No roteiro temos Claire tentando se adaptar a toda essa mudança, afinal não é todo dia que tocamos em uma pedra e mudamos de tempo deixando tudo para trás, e os costumes e as diferenças entre as situações são bem demonstradas afinal, como se já não fosse complicado, há uma tensão entre ingleses e escoceses devido a revolução. 



Outro ponto que não posso deixar de comentar é sobre os atores, assumo que no começo torci um pouco o nariz para Catriona (que interpreta Claire) por não ser o que eu imaginava quando li a obra original, mas o trabalho dessa atriz foi tão bom que no fim ela era a minha Claire. Sam (que interpreta Jamie) sempre esteve nos meus padrões, e a cada episódio sua atuação foi me ganhando provando todas as vezes que ele não é apenas um rostinho (e um corpo) bonito. Agora minha menção mais que honrosa é para Tobias que logo de início provou seu talento ao interpretar dois personagens diferentes (Frank e Black Jack) e tornar essa dupla real, não há como confundir um com o outro, além de ter em Black Jack um dos piores vilões. 



Outlander não deve ser encarada apenas por um de seus muitos aspectos, não é apenas uma ficção, um romance ou drama, ela une tudo isso e traz uma grande experiência para quem está assistindo, e eu não poderia deixar de comentar a coragem em trazer uma das cenas mais cruéis, dolorosas e sofridas da TV e conseguir representar com ela não apenas o seu aspecto literal, ela tem um fundamento e isso é claro desde o princípio.  Não posso garantir que seja uma série para todos, mas posso dizer que se vocês tentarem terão grandes chances de se surpreenderem. 

Sobre a adaptação o que vou dizer é que sim, houveram mudanças do enredo do livro, mas isso não afeta a série, principalmente porque ela ganhou um corpo próprio e conseguiu, sem alterar o objetivo final, seguir seu próprio caminho. 

Acho que depois de tudo ficou um pouco claro o quanto gostei de Outlander, mas só para garantir vou dizer que essa foi uma série que me extasiou, que tomou meus domingos e que agora me deixou com saudade enquanto espero a próxima temporada.






Título Original: Outlander
Temporada: Primeira
Ano: 2014/2015
Criador: Ronald D. Moore
Emissora: Starz
Episódios: 16
Avaliação: 5/5












5 comentários:

  1. ai, saudades dos surtos coletivos aos domingos, brigando com o torrent pra baixar logo a minha dose semanal de sofrência. rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, nem fala Jeh, esses domingos estão um vazio que só sem essa série rs. Bjsss

      Excluir
    2. só não tá pior pra mim porque tem Jonathan Strange - mas domingo agora já vai ser o último epi e não sei mais o que serão dos meus domingos. :(

      Excluir
    3. Eu não tenho nem essa :( mas vou dar continuidade nos livros pra matar a saudade rs :) Bjsss

      Excluir
    4. Jonathan Strange não é muito famoso - o próprio livro é bem desconhecido, conheço poucas pessoas que leram. :(

      Excluir