8 de julho de 2015

[Filme] Divertida Mente


Sinopse: Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente. (Fonte: Adorocinema)

Comentários:
Fui ao cinema buscando uma animação leve e que me divertisse, com esse objetivo acabei por assistir Divertida Mente, e posso dizer que saí da sala com muito mais do que buscava, um ótimo desenho que proporciona risadas e momentos engraçados, mas que de uma forma leve e bonita passa uma lição de vida muito boa sobre basicamente como lidar com a complexidade dos sentimentos.



O filme começa no nascimento de Riley e nesse momento conhecemos como funciona sua mente, ou sua central de sentimentos, pensamentos e emoções. Logo de inicio surge a Alegria, com os primeiros momentos de contentamento do bebê, conforme o tempo passa novas emoções também irão aparecer nesse centro de comando, como Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho. Juntos eles irão guiar os sentimentos e reações e Riley conforme ela cresce e começa e se formar como pessoa.

Em uma mudança inesperada de cidade Riley entra em conflito e consequentemente suas emoções também. Alegria quer fazer de tudo para manter a menina feliz enquanto Tristeza está tentando achar seu lugar e é afastada do centro de controle. Em uma briga Tristeza e Alegria se perdem e enquanto estão tentando voltar para a central de comando Riley tem apenas as outras emoções para conseguir lidar com tudo a sua volta.


O que mais me encantou nesse desenho foi o modo criativo e original que os roteiristas acharam de mostrar como funciona a mente e as emoções de alguém, indo além e se aprofundando nesse assunto, como tratar da formação de personalidade ou sobre os pensamentos abstratos, todos esses aspectos são abordados na animação de uma forma simples, mas bonita.

Outro ponto que achei notável foi que Divertida Mente irá agradar tanto adultos quanto crianças de formas diferentes, a abordagem de todos os aspectos são para o público infantil, mas os assuntos tratados e a dimensão dos acontecimentos são mais complexas e sutis, como a abordagem aos sentimentos de frustração e depressão e como isso pode se dar, além da própria formação da personalidade, que apesar de ser um assunto complicado o filme trouxe isso de forma prática e lógica.


Todo o desenvolvimento do desenho é regado a momentos engraçados, bonitos e até reflexivos, mas a base da história foi o que mais me tocou, foi a lição que me deixou emocionada, foi o jeito simples mas fundamental que a animação conseguiu demonstrar sobre como lidar com os sentimentos, e principalmente, a relação entre tristeza e alegria.



Recomendo muito Divertida Mente, não apenas para crianças, mas para todos aqueles que gostam de uma animação pra marcar a vida.





Título original: Inside Out
Duração: 101 min.
Direção: Pete Docter
Roteiro: Pete Docter, Meg LeFauve e Josh Cooley
Distribuidora: Walt Disney
Ano: 2015
Avaliação: 5/5

2 comentários:

  1. Ai, Dani!
    Queria muito ver esse filme no cinema, mas estou trabalhando tanto que vai ser impossível!
    O jeito é esperar chegar na TV a cabo!! hehehehe
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ichi Camis, que pena que essa correria do trabalho não deixe você ir no cinema, mas olha quando sair na TV assista sim porque é muito legal esse desenho <3

      Excluir