4 de janeiro de 2015

[Livro] Outlander: A viajante do tempo – Diana Gabaldon


Sinopse:Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.
Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente? (Fonte: Skoob) 

Comentários:
Sabe aquele livro que te prende, que te faz mergulhar na leitura, que faz com que você não queira sair de casa e, por mais incrível que pareça, te mantém longe das redes sociais sem nenhum tipo de dor. Sabe aquele livro que chantageia o leitor, algo como “ou leia-me ou não conseguirá dormir a noite”  foi essa a sensação que tive com Outlander, e devo admitir que fazia tempo que um livro não me prendia assim, e ter acontecido isso justamente com a minha última leitura de 2014 fez com que eu acreditasse que o novo ano pode trazer coisas ótimas (no mínimo os demais livros da série rs)

Outlander me ganhou pela premissa, uma mulher inglesa de 1945, com a vida estável, feliz no pós-guerra retomando a vida com seu marido Frank de repente se vê levada para a Escócia de 1743 e com isso ela terá que tentar entender o que lhe aconteceu e tentar se adaptar e viver nessa época tão remota e cheia de mistérios, guerras, clãs e Jamie.

Tenho que confessar que minha relação com o livro não foi de uma paixão a primeira vista, achei o começo um pouco amarrado, todas as descrições da vida de Claire com Frank (seu marido), a visita deles na Escócia, os estudos genealógicos, enfim a introdução de sua vida normal não me prendeu, porém após a viagem no tempo tudo mudou fiquei encantada com cada detalhe, com os costumes, com os clãs, com todo o estilo de vida; as Terras Altas me ganharam.

Tudo isso aconteceu também porque a narrativa de Diana Cabaldon é fluída e envolvente, ela mescla os dramas pessoais dos personagens com a história e detalhes da época sem que a leitura fique pesada, ela vai inteirando o leitor aos poucos na história aprofundando os enredos e tramas, mantendo o suspense e fazendo com que 100 páginas passem em um instante.

Os personagens são maravilhosamente construídos e retratados, amei a Claire (e olha que geralmente tenho dificuldades de gostar das protagonistas), mas ela tem força, fibra, mas não deixa de ser humana, com erros e fraquezas, e cresce durante a história. Jamie (aiiiiiiii) escocês, ruivo, gentil, forte... sim, um personagem encantador. Na verdade ela estruturou bem todos os personagens que trouxe para a história, eles possuem um motivador e uma linha de conduta que os define e nenhum deles se perde ou se contradiz.

Além de uma ótima narrativa com personagens marcantes e um romance bem construído a autora traz assuntos fortes, porém completamente normais no período em que é ambientado, a violência, o machismo, o estupro, elementos característicos que não poderiam ser deixados de fora, mas tratados com sensibilidade pela autora, afinal esses comportamentos poderiam ser naturais, mas ainda feriam suas vitimas.

Amei o romance, ele não é algo que acontece de uma hora para outra, mas sim construído e estruturado tanto entre os personagens como para os leitores, Apesar das muitas cenas de sexo (não estou reclamando), há também amor, romance, comprometimento e frases lindas para serem lembradas.

Simplesmente amei Outlander, e essa foi uma das resenhas mais difíceis de escrever, pois a única coisa que eu queria era um post surtado, cheio de Jamie e Claire e apelos desesperados pelos próximos livros e ansiedade para ver a série, uma das minhas melhores leituras de 2014.

Série Outlander: 
A viajante do tempo - Livro I
A libélula no âmbar - Livro II
O resgate no mar (partes 1 e 2) - Livro III
Os tambores de outono (partes 1 e 2) - Livro IV
A cruz de fogo (partes 1 e 2) - Livro V
Um sopro de neve e cinzas (partes 1 e 2) - Livro VI
An echo in the bone



Título Original: Outlander
Autor: Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência
Ano: 2014
Número de páginas: 799
Avaliação: 5/5 


2 comentários:

  1. Oi Dani, esta série é ótima mesmo! Também o início amarrado, aliás, isso se repete no volume 2 também. Em ambos tem partes que eu sinceramente tiraria, mas mesmo com elas, é uma leitura e tanto.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah nem fala Rose, como um todo amei o livro (sem contar o Jamie rs), mal acabei a leitura e fui fazer maratona da série. Estou ansiosa com o segundo que ainda não li :( Bjssss

      Excluir