1 de fevereiro de 2015

[Filme] Boyhood - Da Infância à Juventude


Sinopse:O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.

Comentários:
Boyhood era um dos filmes dessa maratona que mais estava curiosa para ver, principalmente pelo fato de ele ter sido filmado por 12 anos e eu queria muito conferir esse trabalho que demorou tanto a ficar pronto.

No início fiquei um pouco cética em relação ao filme, ele começou em um ritmo lento e mostrando a vida de uma família, mas conforme ele continua ver os personagens (e os atores) realmente envelhecendo e a mudança real na vida deles e nos ambientes foi me prendendo cada vez mais até que se torna quase impossível não se envolver com todos eles, é como acompanhar o crescimento e mudanças de alguém conhecido. 

Com quase três horas de duração o filme vai trazer a vida em sua simplicidade, conflitos, dúvidas, em fim tudo. Esse é o foco de tudo, o crescimento, a evolução e as mudanças. Acompanhamos uma família (pais divorciados e seus dois filhos) em uma passagem de tempo de 12 anos e como eles lidam com a situações, tentam se achar no mundo e definir seu destino. A mãe tentando acertar a própria vida e cuidar de seus filhos, o pai que depois de sumir por um tempo quer voltar a participar da vida daqueles que deixou pra trás e as crianças que crescem com isso. 

O filme tem sua base na simplicidade, as tomadas, as situações e a passagem de tempo, na verdade tudo foi feito para parecer como a vida de quem está assistindo, para que haja uma identificação, você possa se ver em algum deles ou em todos, já que também crescemos. 

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foram os diálogos próximos do final, em que há uma reflexão sobre o que realmente nos muda, o que está tão pré-estipulado para ser realizado que não cogitamos outro caminho e também podemos seguir alguns rumos e por fim não nos acharmos de qualquer jeito. 

Um filme que me fez refletir e gostei, mas no fim fiquei me questionando que se ele não fosse filmado por 12 anos, se tivessem trocado os atores na passagem do tempo, ou se as referencias temporais mostradas tivessem sido filmadas em uma tomada só ele teria tanto peso quanto tem. 






Título original: Boyhood
Duração: 166 min.
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater
Elenco: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Lorelei Linklater, Zoe Graham, Nick Krause, Evie Thompson, Chris Doubek
Distribuidora: Universal
Ano: 2014
Avaliação: 4/5

0 comentários:

Postar um comentário