16 de setembro de 2015

[Livro] República de Ladrões – Scott Lynch


Sinopse:
Envenenado e à beira da morte, Locke Lamora segue para o norte com seu parceiro, Jean Tannen, em busca de refúgio e de um alquimista para curá-lo. Porém, a verdade é que ninguém pode salvá-lo. Com a sorte, o dinheiro e a esperança esgotados, os Nobres Vigaristas recebem uma oferta de seus arquirrivais, os Magos-Servidores.
As eleições do conselho dos magos se aproximam e as facções precisam de alguém para fazer o trabalho sujo, manipulando votos. Se Locke aceitar, o veneno será purgado de seu corpo com o uso de magia – mas o processo será tão excruciante que ele vai desejar morrer.
Locke acaba cedendo ao saber que o partido da oposição contará com uma mulher do seu passado: Sabeta Belacoros, a única pessoa capaz de se igualar a ele nas habilidades criminosas e mandar em seu coração. Novamente em uma disputa para ver quem é o mais inteligente, Locke precisa se decidir entre enfrentar Sabeta ou cortejá-la, e a vida dos dois pode depender dessa decisão.
República de ladrões leva o leitor ao início da vida de Locke enquanto flerta com o seu fim, revelando todos os matizes de Sabeta e de seu relacionamento com o líder dos Nobres Vigaristas. Misturando momentos tensos e cômicos do passado e do presente, esta obra é, até agora, a melhor de Scott Lynch. (Fonte: Skoob) 

Comentários:
Continuando com as aventuras de nosso vigarista, Locke Lamora, agora em República de Ladrões, iremos acompanhar ele e Jean em uma nova e totalmente inesperada aventura, mas o mais importante desse livro é o foco em uma personagem que até então era uma sombra na vida do protagonista, finalmente o leitor será apresentado a Sabeta. 


E agora vem a parte triste dessa resenha, tanto foi comentado sobre Sabeta que minha expectativa para a construção dessa personagem, para conhecer quem realmente ela era estava nas alturas, e quando terminei o livro percebi que não tinha gostado tanto dela sim, sua personalidade me irritou várias vezes, principalmente em sua fase adolescente, na verdade achei que ela tinha muitos chiliques.

Mas agora vamos comentar um pouco mais sobre o livro, encontramos Jean e Locke tentando se recuperar depois dos acontecimentos do último livro e tendo enormes dificuldades em conseguir isso, quando acham que já estão sem saída recebem uma proposta inesperada, uma chance de se salvar, mas para isso terão que trabalhar para alguém que não queriam nunca mais ver na vida. Com isso eles acabam no meio de uma eleição tendo que angariar votos para um dos partidos e incrivelmente descobrem que sua rival é ninguém mais ninguém menos que a própria Sabeta, amor de Locke que o deixou cinco anos atrás. Com essa chance de tentar resolver o passado ambos vão ficar perdidos entre sua vida particular e o que os levou àquela situação, serem rivais em uma campanha política e lidar com os magos-servidores, seres de grande poder que podem alterar suas vidas. 

A narrativa continua com o mesmo estilo dos livros anteriores alternando entre o que está acontecendo com os personagens no tempo atual e em flashbacks que são utilizados nesse livro para explorar a relação de Locke com Sabeta, que acompanha os dois enquanto crianças no Morro das Sombras até a adolescência em uma situação inusitada, quando tiveram que fingir ser atores em uma companhia teatral. A trama que se apresenta nesse livro foi imposta aos personagens, eles terão que trabalhar nos bastidores de uma eleição, estando livres para armar um contra o outro. O livro me prendeu com essa história, afinal é um caso totalmente novo, mas eu esperava mais, pois tendo um ambiente político como pano de fundo achei que o autor poderia ter explorado melhor os golpes, torná-los elaborados, mas em grande parte das vezes apreciam brincadeiras de crianças e não de grandes golpistas. Mas falando de um aspecto que me agradou muito foi conhecer melhor os magos-servidores, o autor conseguiu apresentar bem esses elementos do mundo mágico, que são incrivelmente poderosos, mas também mantém seus traços humanos. 

Falando de personagens, como comentei antes, esse foi o livro de Lamora e Sabeta, e nesse ponto acabei não me identificando tanto com eles, primeiro pois imaginava um romance totalmente diferente, mais passional , mas em muitos aspectos ele foi racionalizado. Lamora teve seu lado mais sentimental e particular explorado. Sabeta foi apresentada e aqui está minha maior diferença com essa história, pois a imaginei como uma personagem feminina forte, mas não foi essa a impressão que ela passou, na verdade sua insegurança era um ponto bem marcante de sua personalidade e durante os flashbacks ela me irritava a cada briga. Como o foco desse livro era o casal, Jean acabou não tendo tanto espaço. 

Levando em consideração os pontos que tratei vou dizer que esse não foi o melhor livro da série pra mim, mas também preciso acrescentar que mesmo assim o livro possui pontos importantes e momentos inesquecíveis, muito do passado dos Vigaristas foi explorado e várias perguntas foram respondidas, com isso posso dizer que, com um final surpreendente, estou mais ansiosa com a continuação e em acompanhar Lamora e Jean em suas aventuras. 

Série Nobres Vigaristas: 

3. The Republic of Thieves
4. The Thorn of Emberlain







Título Original: The Republic of Thieves
Autor: Scott Lynch
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Número de páginas: 544
Avaliação: 3,5/5 

2 comentários:

  1. Oi Dani, esta é uma série que me interessa, mas que eu ainda nem comecei a ler. Uma pena que não tenha sido tão bom quanto os outros, mas acho que isso é até normal dentro de uma série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro, isso é verdade, esse é um risco das séries, mas mesmo assim eu recomendo Locke Lamora, adoro esse personagem rs. Bjsss

      Excluir